quarta-feira, fevereiro 25

PARATY: Aventura sobre duas pernas

Não podia pedalar no Carnaval: meu ‘briochinho’ esquerdo piorou na última cicloviagem para Ilha Grande. Precisava descansar os joelhos, então resolvi usar o lema das formigas: descansar enquanto carrega-se pedra. Fui fazer montanhismo.



Muito estranho, me deslocar por quilômetros sobre duas pernas, não sobre duas rodas. Afinal, o que é uma mulher-de-ciclos sem sua magrela? Mas resolvi tentar, tenho uma necessidade urgente de experimentar coisas novas.



Éramos oito. Roteiro escolhido: Travessia da Juatinga, dentro da Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, em Paraty, RJ. O acesso ao ponto de partida é a pé ou de barco. Carro, nem pensar. O carro ficaria na civilização, digo, na cidade de Paraty, Patrimônio da Humanidade.



Umas duas horas de barco pela costa verde até o ponto de partida da Travessia, a Ponta da Juatinga. Saltamos em um pequeno lugarejo com casinhas de pescadores, os ‘caiçaras’.



Ali fizemos uma refeição simplória na casa de um deles: arroz, feijão, peixe e farinha. Era preciso comer quando tivesse oportunidade, pois poderia não ter outra opção de comida o resto do dia. Para emergências, levamos ‘miojo’ e eu, o meu macarrão sem glúten.

Rumamos para o Farol da Juatinga. A trilha era aberta e o sol de 15h castigava. Estava muito quente, mas o caminho era curto. Logo chegamos ao topo, com uma vista 360°.



Depois, praia da Sumaca. Caminhada leve, de mais ou menos 1h30. Um pequenino pedaço de paraíso, uma prainha particular só nossa, onde acampamos. Uma cachoeira no cantinho da praia virou nosso chuveiro. Passamos a noite ali e boa parte do dia seguinte, só de preguiça.



Mais tarde Gabriela (cachaça com cravo e canela) fez a alegria da galera. Alguns acabaram chapando na areia mesmo. Eu fui um deles.



Na tarde do 2° dia, partimos para Martins de Sá, uma praia grande. E começou a acontecer uma coisa engraçada: passei a gostar de subir. Conforme vinham as montanhas, eu gostava cada vez mais. E as descidas me davam calafrios. Os joelhos reclamavam muito a cada passo para baixo.



E descobri que sobre duas pernas sou o oposto de sobre duas rodas. Quem me conhece ciclisticamente sabe do que estou falando. Sabe o quanto detesto subidas e como largo o dedo do freio e desço desembestada. Quanto mais rápido, melhor. Dizem até que vou ser ‘speedeira’ quando crescer.

Pernoitamos no camping do Seu Maneco, figura queridíssima por lá. Antigo caiçara, hoje administra e organiza a área. Camping limpinho, sem bagunça e sujeira, onde não pode tocar música alta nem vender bebidas alcoólicas. Toda a família de Seu Maneco é evangélica e as crianças são afoitas para saber seu nome e puxar conversa.



O camping estava cheio mas não lotado. À noite, fogueira com direito a rodinha de violão e bolo de cenoura com chocolate, cheião de glúten.



O 3° dia começou bem cedo: seria o mais puxado de todos. Como nos dois primeiros andamos pouco, parte do trajeto ficou acumulada. De Martins de Sá, passaríamos pela Praia do Cairuçu, pequenina faixa de areia habitada por caiçaras, indo até a Ponta Negra, praia mais ‘turística’, digamos assim.

No início do caminho, pausa para banho no poção. Uma piscina natural gostosíssima e bem gelada, de uma cachu que corria lá do alto. Depois, cruzar o rio para seguir caminho.



Até por que o trecho entre a Praia do Cairuçu e Ponta Negra é o mais difícil. No Cairuçu, o melhor duchão de toda a travessia. Os pescadores improvisaram uma com bambu e a água da cachu caía forte, tal qual uma Paineiras à beira-mar.



Depois, a subida-que-nunca-acaba. Mas a essa altura eu já havia descoberto que gostava de montanhas. Antes do subidão, tomei ‘drogas pesadas’ de speedeiro, liguei o turbo e fui-me embora. Mas como tudo que sobe desce, depois a descida interminável me esperava.



A recompensa foi boa. Na Ponta Negra a praia homônima, Praia Negra. Dois barzinhos-pé-na-areia, turistas na medida certa (nem vazio demais, nem farofada), uma vila de pescadores que parecia saída de maquete.

Ficamos por ali e no 4° dia fomos explorar a região. Descobrimos lugares incríveis, que é melhor nem falar. Impossível descrever, por isso nem vou tentar.



Na noite do 4° dia, conseguimos uma casinha para pernoitar. Parecia de boneca, quero voltar lá um finde desses só pra ficar de bobeira e pernas para o ar.



E no 5° dia, hora de ir embora. Pegar trilha para chegar a Laranjeiras, onde um busão nos levaria de volta a Paraty. Mas no caminho passaríamos pelas Galhetas, uma praia em formação toda de pedras com cachoeira, onde caiu o helicóptero do Ulisses Guimarães. Dizem que ele ainda anda por lá, virou ermitão e usa barba até o joelho.



Depois, Praia dos Antigos e Antiguinhos, Praia do Sono e Praia Vermelha de Laranjeiras, destino final. Essa última não veríamos, o acesso é fechado e a área é toda tomada por um condomínio de bacanas. Mas nos contentamos com as outras, que não deixam nada a dever.



Nos último dia o joelho estava melhor do que no primeiro. Acho que se acostumou com o esforço. Mas eu estava um bagaço. Acometida por um piriri que minou todas as minhas forças, talvez por nunca beber água de cachoeira, talvez por ter comido glúten. O fato é que as outras meninas também estavam assim, e eu mal parava em pé, pernas que pareciam de borracha.

Mas o importante é ir até o final, conhecer lugares de tirar o fôlego e sentir o corpo chegar à exaustão. Ultimamente quando não me canso o suficiente, fico irritada e frustrada. Mania de ciclista megalomaníaca por quilometragem? Pode ser. Sei é que teria mais dois dias em casa de bobeira para me reestabelecer. Por que no finde tudo volta ao normal: dias de pedal.

5 comentários:

  1. voce se esqueceu de contar do salompas que queria ser peixe!

    ...e do arame que ainda esperava no tunel de mangaratiba...

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog... vamos trocar figurinhas sobre bike, cicloviagens... linkei seu endereço no meu para não perder o caminho...
    bj

    ResponderExcluir
  3. Visite o site www.morroazuleventos.com.br e veja as aventuras dos ciclistas André Alvim e Jorge Pereira.

    ResponderExcluir

QUEM É A MULHER DE CICLOS?

Minha foto
Ficou curioso? Quer saber quem é a Mulher de Ciclos? Então clique aqui.