segunda-feira, abril 6

FORTALEZA DE SANTA CRUZ

Um dia nunca é igual ao outro, digo, um pedal nunca é igual ao outro. Saí de casa cedinho, à caráter, sem saber muito bem qual percurso fazer. Não queria subir Floresta novamente, estava a fim de outras paragens.

Por instinto, fui me dirigindo à Praça XV e ao Terminal das Barcas. Optei por um caminho que não costumo fazer: quando vou só costumo ir pela Orla, passeando. Mas fui por dentro, pelo trânsito, só para fazer diferente: Lagoa, Humaitá, Botafogo.



Eis que em um sinal encontro uma colombiana sobre duas rodas, perdida pela cidade. Queria descobrir como fazia para chegar no Centro, pela ciclovia, mas estava em sentido contrário. Chamei-a para me acompanhar, pela rua mesmo, que eu a levaria até a entrada da ciclovia.

Mas no curto caminho até a Praia de Botafogo, mudança de planos. Duas ciclistas sem rumo, rumamos para Niterói. “Nada mais bonito do que o caminho até Fortaleza de Santa Cruz”, pensei. E ainda tem o 'passeio' de barca, dá pra ter uma pequena amostra da Baía de Guanabara e ver de longe a Ilha Fiscal.



Na mosca. Pelo caminho beirando o mar até o forte, ela dava gritos saudando a paisagem. E na saída do túnel no centro de Niterói também: era o primeiro túnel dela sobre duas rodas. Gostou da adrenalina. E suspeito que sua viagem - 13 dias pelo país que viraram três meses - irá estender-se ainda mais.

Nas segundas-feiras os lugares costumam ficar fechados à visitação. MAC fechado, Fortaleza fechada. Mas ficamos do lado de fora nas áreas abertas, comendo frutas, tomando algo bem gelado, falando da vida e programando novos pedais pelo Rio e fora dele, para enquanto ela estiver por aqui.



Assim ficamos de espírito livre, vagando por aí sobre duas rodas, até o fim da tarde. Amanhã tem mais pedal. Levarei-a para girar por outras ciclovias da Zona Sul: Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa.



Mais uma borboleta para o meu jardim. É só cada um cuidar bem do seu, deixe-o bem florido, sente e aguarde serenamente: as borboletas e beija-flores virão, você vai ver.

2 comentários:

  1. Um dos melhores - se não o melhor - roteiro para ciclistas no RJ, principalmente quando chove na volta...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thais! Bom, primeiro vou me apresentar: meu nome è Tati, ja fui ciclista por paixao e tb sou formada em jornalismo. Ha um ano acompanhava a galera da Kraft nos passeios e ciclo-viagens. Hj moro na Italia e dsd entao nao consegui retornar ao ciclismo. Nao me lembro se a gente se conheceu mas queria te parabenizar pelo blog. Està òtimo e jà o add aos meus favoritos!
    Bjkssssss!!!

    ResponderExcluir

QUEM É A MULHER DE CICLOS?

Minha foto
Ficou curioso? Quer saber quem é a Mulher de Ciclos? Então clique aqui.