sexta-feira, abril 10

VOLTA DA FLORESTA DE SPEED: Paineiras, Bom Retiro, Vista Chinesa



Primeiro rolé de verdade com Leon. Ou seria Leona? Não sei, ainda não me decidi. Minha nova magrela, a speed que era do Bob Filho (o filho do Bob Pai), anda meio andrógina.

Ontem resolvi fazer um pequeno test-drive e encarar minha primeira subida de speed. Logo na curva inicial das Paineiras eu já havia colocado na marcha mais leve - digo, na menos pesada, por que speed só tem marcha pesada ou um pouco menos pesada - e achei que fosse estourar por dentro, igual um balão, de tanta força que fazia.

Retornei da entrada para o Mirante Dona Marta para ir pra casa e descansar. No dia seguinte, hoje, teria Volta da Floresta e eu iria tentar subir até o duchão das Paineiras by speed e depois voltar, quando o povo seguisse para o Bom Retiro.



Até o fim da Rua Alice, tudo as mil maravilhas. Subia muito rápido, com a sensação de que tempo e espaço estavam passando em ‘foward 2x’, tal qual um filme chato que avançamos no DVD.



Quando foi chegando o início da subida das Paineiras, fiquei com medo. Será que ia me arrebentar para subir igual ontem?

Que nada. Subi bem. Muito bem. Assustadoramente bem. Não podia ser eu aquela ciclista que subia tão rápido, partia por último e ia passando um por um, até chegar antes de todos. Isso não me pertence, nunca fui boa de subidas. Seria bruxaria da speed?

No duchão fiquei nova e resolvi seguir. Voltar que nada! Já que subi bem, iria pelo menos até o Alto da Boa Vista e voltaria pela Vista Chinesa, quando o grupo entrasse no Parque Nacional da Tijuca. Não queria subir até o Bom Retiro, dentro do parque, por que conheço bem o trajeto: já é penoso de MTB e com marchas leves, impossível subir de speed, pensei eu.

Segurei o impulso de deixar a magrela deslizar até o Alto em alta (velocidade), e desci mais devagar que o meu normal. “Não conheço bem essa bike então não vou abusar”. No Postinho, fiquei inconsolável: havia acabado a minha batatinha sabor carne assada, aquela ruim - tão ruim que chega a ser boa.



O grupo seguiu para o Bom Retiro e na empolgação resolvi mudar de idéia, e acompanhá-los pelo menos até a entrada do Parque. Dali voltaríamos, eu e minha nova companheira andrógina (Leon ou Leona?).

Na entrada do Parque mudei de idéia novamente e resolvi subir até a Cascatinha Taunay, a partir de onde ficaria mais íngreme. E na Cascatinha, fui testar a tal subida íngreme, que não era tão íngreme quanto pensei e segui, mesmo de speed.

Aí tudo estava perdido: quis testar cada curva, cada grau de inclinação diferente. E fui testando, testando, testando, até ver que o Bom Retiro já estava pertinho apesar das forças estarem no fim. O balão, digo eu, já quase estourando de tanto fazer força.



E não é que estourei mesmo? Mas só que de alegria, ao ver que consegui chegar ao fim do percurso que nem ousaria fazer ao sair de casa, hoje pela manhã. Volta pela Vista Chinesa com mais subidas, praticamente retas perto do que havíamos acabado de fazer. Tudo tão fácil na nova bike, nem parecia o mesmo percurso de sempre.



Pronto, vencida mais uma barreira ciclística: o horror das subidas. Comecei a derrotá-lo só agora há pouco, quando clipei. E hoje esmaguei-o, tal qual uma barata daquelas bem nojentas. Subidas da Floresta, que venham muitas! Usarei ‘foward 2x’ em todas elas, apesar de pedalar estar a quilômetros de distância - muitos milhares de quilômetros - de ser só mais um filme chato...

2 comentários:

  1. Passei por você e pelo grande grupo que se reuniu na sexta feira passada no Postinho do Alto.

    Faço parte de um grupo de ciclistas em sua maioria da Zona Norte conhecido com "Granja".

    A maioria treina de Speed e participa das provas do campeonato estadual do RJ, tanto nas provas de Speed como nas de MTB.

    Um dos componentes do grupo mantém um site na internet bem parecido com o seu blog e que vale a pena visitar.

    http://www.cronicasdebicicleta.com/

    Alguns componentes do Grupo aparecem na parte intitulada "Granja Bike Rio".

    http://www.cronicasdebicicleta.com/category/granja-bike-rio

    Lá também tem informações interessantes sobre as subidas + comuns da cidade como inclinação e distância.

    Divirta-se

    Fernando Padilha "Frango"

    ResponderExcluir
  2. Olá Thais, vc. agora está com uma speed, conta como foi que tomou esta decisão? E o que está achando?
    bjsjs
    Alexandre

    ResponderExcluir

QUEM É A MULHER DE CICLOS?

Minha foto
Ficou curioso? Quer saber quem é a Mulher de Ciclos? Então clique aqui.