sábado, janeiro 17

PEDAL GASTRONÔMICO



Fui fazer minha primeira subida às Paineiras. Em geral, as temidas Paineiras são um dos primeiros desafios dos aspirantes à ciclistas, que só encaram quilometragens maiores depois de devorá-las.

Como não sou de seguir cartilha nem optar pelo usual, depois de 2.500 quilômetros em 3 meses pedalando 'de verdade' (com uma bike apropriada e alçando vôos maiores), resolvi que já era tempo.

Como de praxe, lá veio o frio na barriga. Só costumo DESCER pelas Paineiras, quando subo pela Vista Chinesa ou Canoas. E a descida me parecia longa. Muito longa. Se a descida, que gosto tanto, já parecia comprida, que dirá a subida: interminável, pensei.

Pra variar, os joelhos voltaram a me atormentar e a asma também resolveu dar sinal de vida, me dando um aperto e uma dorzinha no peito toda vez que faço um esforço maior, como nos aclives.

Éramos seis apenas. Os joelhos começaram a doer já na rua Alice e tive que optar por marchas levinhas. Já nas Paineiras, passei a subir com a mais leve de todas e aumentei o giro para forçar menos.

Parei perto da placa indicativa do Mirante Dona Marta para descansar um bocadinho. Seguimos. Apesar de eu não gostar de subir, sabe que eu gostei das Paineiras? Da subida, digo. Por que o duchão e o Crcuito das Paineiras são velhos conhecidos, apesar de só agora estarmos nos tornando mais 'íntimos'.

Mil vezes melhor e mais agradável subir por lá do que pela Vista. Apesar de que os treininhos pra Vista têm que continuar, ainda sou muito ruim em subidas.

Enquanto o povo seguiu pro Cristo, resolvi esperar por ali mesmo. Ia ficar admirando os visus e tomar duchão, enquanto isso. O último quilômetro da subida pro Cristo é bem íngreme e achei que seria sacrificar demais os joelhos.

Desta vez Mestre Gafanhoto não ficou frustrado. No meu cicloversário, acabei deletando a parte de ir dançar com os motoqueiros selvagens, mas hoje cruzamos com dezenas deles, já ali na Mesa do Imperador, selvagens, lindos, musculosos, com suas motos possantes, seus coletinhos de couro, tatuagens e dentes de ouro. Eu não estava ao seu lado, já que nas descidas vou desembestada, sempre à frente. Mas já imagino a carinha e os olhinhos dele de felicidade ao vê-los...

Depois da descida pela Vista, fomos almoçar ali na Pacheco Leão. Optamos pelo Da Graça, barzinho kitsch com luminárias-lixeiras que não agradaram muito a alguns de nossos amigos, e os estofados rosas das cadeiras os fizeram achar que se tratava de um point gay.



As morangas transbordando bobó de camarão fizeram a alegria dos barulhentos ciclistas, que já estavam quase como em casa, naquela calçadinha simpática em frente ao verde do Jardim Botânico: descalços, sapatos largados, descabelados, tomando cerveja gelada do baldinho cheio de gelo.

O calor tava infernal. E conforme iam passando mais ciclistas, crentes crentes que iam subir a Vista e se refrescar no duchão das Paineiras, eles iam sendo arrebatados por nós e juntavam-se ao grupo, que foi crescendo.



A tarde foi caindo com dores na barriga, não do bobó, mas sim de tanto rir. E o bobó deu o que falar: até no meu pé foi parar. Mas isso é uma história só para os que estavam lá.

2 comentários:

  1. Amigaaaaa, Lindaaaaa, gostosaaaaa
    Você acredita que o bobão foi tomar banho e deixou o computador aqui aberto?

    Então já sabe que vou me esbaldar, fuçar todos os arquivos e e-mails dele e fazer a festa né?

    Você esqueceu de mencionar que, já próximo à Mesa do Imperador, desciam aos punhados, os motociclistas selvagens, lindos, musculosos, com suas motos possantes, seus coletinho de couro, sua tatuagens e seus dentes de ouro. Hahahahaha.

    Um grito e um beijo, da sua
    Martinica!

    ResponderExcluir
  2. assim que voce comecar a usar sapatilha muito bem ajustada em conjunto com altura e posicao do selim, a dor no joelho tende a diminuir; mas apenas isso nao eh suficiente.

    subir montanha eh o calvario de todo ciclista, mas eh tambem a melhor parte. uma pedalada correta, usando a marcha certinha, ate serve para o fortalecimento do joelho. os joelheiras no caso nao ajudam tanto, pois prendem sua circulacao e nao criam nenhum novo beneficio. essa joelheira furada auxilia mais na corrida a pe pois segura a rotula, mas no ciclismo nao faz tanto trabalho corretivo. existe toda uma teoria e pratica a respeito disso.

    alem disso, faca o fortaleciemento dos musculos vasto lateral, vasto medial, vasto medial obliquo e reto femoral, que compoem o quadriceps. isso eh muito importante paralelamente ao treino do ciclismo. faca isso na musculacao de alguma academia.

    boa sorte e continue com o otimo blog!

    ResponderExcluir

QUEM É A MULHER DE CICLOS?

Minha foto
Ficou curioso? Quer saber quem é a Mulher de Ciclos? Então clique aqui.