quinta-feira, março 19

‘Gravidez’ de viagem

Uma cicloviagem não começa só no dia. Nem na noite anterior. Começa muito antes, desde toda a concepção do roteiro até o preparo da magrela. Como costuma dizer um amigo (posso pegar o termo emprestado, Fábio?), temos que ‘ficar grávidos’ da viagem.



Quando vou por o pé, digo, as rodas ou os ‘ciclos’ na estrada, já começo a viajar muito antes. Sou detalhista, e desde o momento inicial já sei item por item que devo levar, cada ferramenta indispensável, onde vou dormir, quantos quilômetros até lá, tento estudar bem o percurso (apesar de não ser boa em geografia), o que levarei para comer (tenho minhas limitações alimentares, vocês bem sabem) e whatever.



Próximo fim-de-semana é de vassourada. Iremos no sábado até Vassouras em um pequeno grupo (de duas a quatro pessoas), para participar na categoria ‘Cicloturismo’ da prova Vassouras Bike Tour 2009, no domingo, um percurso de uns 50km em estradinhas de terra. Espero não ter muitas pirambeiras.

Mas até lá um bocado de chão. Até Vassouras serão cerca de 150 km em asfalto, com uma serrinha enjoada no caminho, equivalente a três Paineiras. Pensamos em cortar o trecho da Av. Brasil, um dos mais perigosos, fazendo um percurso intermodal: pegar o trem na estação da Central do Brasil e saltar em Japeri.



Para isso, mais planejamento: é necessário pedir autorização ao Sr. Ivan, chefe da estação, para embarcar com as magrelas, avisar a hora exata da composição que tomaremos e a estação destino final. Isso por que em algumas estações mais afastadas não há pessoal, e corremos o risco de ficarmos trancados ou ter que pular a grade (com bike e tudo) em Japeri.

No mais, é controlar a ansiedade e a TPPP, Tensão Pré-Pedal Pesado. Para isso,uma subidinha básica hoje: Paineiras, Floresta da Tijuca, Vista Chinesa. Vou me segurar para não pegar pesado hoje: aguardar a galera que está chegando de Sergipe, no pedal. Quero levá-los para conhecer o Rio, preciso guardar pernas...

4 comentários:

  1. Olá Thaís, tudo bem? Meu nome é Luiz e só conheci seu blog agora, através de outro blog.

    Muito legal sua forma sincera de escrita e, principalmente, o tópico em questão.

    Serei frequente aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thaís, aproveitando minha incursão ao seu blog, gostaria de aproveitar para partilhar uma dúvida de cicloativista para cicloativista.

    Pude notar, pelas fotos, que sua bike tem seu valor de qualidade. Considerando que você, aparentemente, a usa como meio de transporte, assim como eu, como você faz quando vai a algum lugar que não tem uma garagem segura? Prende no poste mesmo?

    Se puder me responder essa...

    Abraço,
    Luiz

    ResponderExcluir
  3. Ao reler este post, vi que já havia a resposta de minha última dúvida...ás vezes, é necessário pegar "o bonde"...:P

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Thais
    Conforme combinado, falei de vc, de suas "aventuras" e do seu blog lá no blog do professorpc (http://blogdoprofessorpc.blogspot.com)
    Parabéns e boa viagem.
    PC Guimarães

    ResponderExcluir

QUEM É A MULHER DE CICLOS?

Minha foto
Ficou curioso? Quer saber quem é a Mulher de Ciclos? Então clique aqui.